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Técnicas de Yoga podem ajudá-lo a melhorar a performance

Técnicas de Yoga podem ajudá-lo a melhorar a performance

  • Posted by Circuito Rio Antigo
  • On 26 de junho de 2014
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Atividade treina a força, flexibilidade, equilíbrio e mente dos corredores 

Cada vez mais os corredores buscam alternativas para melhorar seu rendimento. Atletas amadores e de elite muitas vezes chegam ao auge de suas possibilidades e a partir daí pequenos detalhes podem representar minutos ou segundos a menos numa determinada prova. Triatleta e instrutor de Yoga, Bruno Jones usa a atividade para se recuperar dos treinos. Jones, adepto das provas longas, explica que os corredores podem se beneficiar de boa parte das técnicas do Yoga.

“Um atleta, normalmente, já sobrecarrega demais o próprio corpo com exaustivos treinos. Portanto, a prática de Yoga deve ser proposta não para exigir ainda mais, mas para ajudar na recuperação. Há algumas técnicas específicas, bem conhecidas dos praticantes de Yoga, que qualquer corredor pode usar. Um bom exemplo são as posturas físicas, que são chamadas de ásanas. Não aquelas complicadas que podem ser vistas em vídeos ou revistas. É o ‘feijão com arroz’ do Yoga”, explica Bruno Jones, que vem usando as técnicas com os atletas da Equipe Raul Furtado.

Bruno, que pratica Yoga há 11 anos, explica que a atividade trabalha algumas valências específicas do corpo, como força, flexibilidade e estabilidade, essenciais para uma boa performance de corrida. Segundo ele, as posturas sugeridas, normalmente são executadas com algum tempo de permanência (isometria). Isso permite que o indivíduo possa ajustar o corpo na postura, dentro das suas possibilidades.

“Sempre priorizamos o alinhamento do corpo, de forma que sua musculatura seja trabalhada de forma intensa, porém, não violenta. E ao mesmo tempo, trazendo conforto e segurança para as articulações. Criando harmonia entre força, flexibilidade e equilíbrio Estes trabalhos isométricos e de equilíbrio promovem com grande eficiência, a estabilização de articulações demasiadamente usadas na corrida. Uma postura em pé pode trazer grande conscientização de toda a musculatura e das articulações de membros inferiores. Ensinando ao atleta a proteger pontos mais frágeis do seu corpo e até mesmo a fortalecê-los”, detalha Bruno, que passou cinco temporadas estudando Yoga na Índia.

Por outro lado, o trabalho de flexibilidade e alongamento, quase sempre deixado de lado pela maioria dos atletas, pode auxiliar no relaxamento do corpo. Na dissolução de pontos de tensão, que possuem grande potencial de se tornarem até mesmo lesões mais sérias. Toda esta parte física da prática conduz a outro ponto interessante: a forma de respirar.

“A respiração é uma ação tão automática que nunca paramos para reparar que ela está acontecendo, e ainda, como está acontecendo. O hábito de respirar mal, de forma curta e superficial, nos atrapalha bastante. Não temos fôlego para suportar uma atividade que demande grande oxigenação do corpo. E isso se revela na nossa dificuldade em conquistarmos uma maior resistência, seja para provas longas ou até mesmo para sprints e provas curtas. A frequência cardíaca fica bastante elevada, e ali, o atleta quebra. Portanto, explorar as formas de respirar deveria ser um exercício tão importante quanto a própria corrida. Dominar o movimento tanto do diafragma, quanto do abdômen e entender onde a respiração começa e termina pode ser de grande ajuda”.

O último ponto, mas não menos importante, é o treinamento da mente. Com algumas técnicas de Yoga o corredor adquire controle emocional e desenvolve a capacidade de transformar uma mente que tende a sabotá-lo em uma prova, em uma mente capaz de permanecer focada e levá-lo adiante. Bruno explica que isso envolve as duas técnicas anteriores.

“Pense nisto como um exercício: você está se preparando para a sua corrida. Tem um objetivo e quer realizá-lo. A partir daquele momento você estabelece um compromisso consigo mesmo, de que nada é mais importante que a sua corrida. Portanto, deixe de lado compromissos como trabalho, família, contas e etc. Agora é hora de correr! Quando o seu foco está no presente, no caso, na corrida, certamente a sua atenção já está nos movimentos em que o seu corpo fará”, explica Bruno. Segundo ele, ao fazer isso, automaticamente o corredor lembra as posturas treinadas e adapta sua corrida á forma com o seu corpo se apresenta naquele dia. “Se você quer o melhor do seu corpo, performance e segurança, adapte a corrida ao que é possível naquele dia. Principalmente se for um treino. Para que forçar?”.

Por fim, ao dar atenção à respiração durante o esforço físico, você dá ao corpo a devida oxigenação. Assim não surgem aquelas dores desconfortáveis no abdômen, devido a uma respiração inadequada. Com estas três técnicas, muitas coisas podem ser transformadas na sua corrida. “Sem grandes esforços, já houve a transformação da mente, de um estado normalmente distraído para um estado de foco no objetivo. O Yoga não está focado no corpo, mas pode ajudá-lo. No Yoga, não há qualquer tipo de atitude exigente em relação a si mesmo. O que pode ser bem diferente da nossa atitude durante uma prova, já que o esporte pode ter este caráter. Unir um pouco dos dois, talvez seja uma receita que te leve mais longe. Seja nos resultados que você busca ou numa vida atlética longeva”, completa Bruno.

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